Sobre livros, leituras e bibliotecas de arquitetos

Esse é o assunto do recém-lançado livro da Edusp, que é comentado nesta semana por Marisa Midori

 20/08/2021 - Publicado há 2 meses
Por

Na coluna Bibliomania desta semana, Marisa Midori fala sobre o lançamento da Edusp, Livros, Leituras e Bibliotecas – História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira, de Ricardo Rocha. “’Este é um livro sobre a paixão pelos livros’”, declara Ricardo Rocha, logo no capítulo introdutório”, como conta a professora, acrescentando que essa paixão se expressa não apenas no apuro formal com que o autor conduz suas análises, mas também na descrição meticulosa dos livros e das marcas de leitura neles inscritos.

Segundo a professora, “a trama é bastante complexa e nos faz lembrar que o estudo de Ricardo Rocha guarda um diálogo muito estreito com outras pesquisas brasileiras, voltadas para a reconstrução de bibliotecas desaparecidas, por meio do escrutínio de inventários post mortem”. Entre as bibliotecas estudadas no livro, está o Guia do Engenheiro nas Construções das Pontes de Pedra (1844). “Adquirido, pelo autor, em leilão, da biblioteca do engenheiro Zake Tacla, falecido em 2009, permite-lhe recuperar marcas de leituras que remontam a 150 anos, desde o primeiro proprietário identificado no volume”, diz Marisa, e ainda informa que a biblioteca de Tacla será analisada com mais vagar no quinto capítulo.

“Sem dúvida, um estudo minucioso, bem escrito, que permite aos amantes do livro e da arquitetura, mas também aos curiosos de toda sorte, uma imersão singular nessa comunidade seletíssima de escritores, colecionadores e leitores arquitetos”, garante.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.