Situação da França pós-eleição e COP15 merecem atenção quando o assunto é sustentabilidade

Colunista analisa os possíveis caminhos de Emmanuel Macron após as eleições francesas e destaca a Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15), que será em dezembro, no Canadá

 23/06/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

De acordo com o professor José Eli da Veiga, a importância das eleições na França para a sustentabilidade reside no fato de que, nas eleições presidenciais, Emmanuel Macron se comprometeu com a ideia da planificação ecológica. “Terminado o segundo turno das eleições legislativas, não se sabe muito bem como será a composição da Assembleia francesa, pois o sistema não é proporcional”, analisa o colunista. A planificação ecológica, como explica Eli da Veiga, vai depender do tipo de negociação que Macron fará para conseguir maioria na Assembleia. “Como ele não tem a maioria absoluta, essa ideia perde um pouco a força.”

E, depois de diversos adiamentos, no último dia 21 foi noticiado oficialmente que a Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15) acontecerá entre os dias 5 e 17 de dezembro, em Montreal, no Canadá. “É importante ressaltar que as atenções estão muito mais voltadas às negociações climáticas e deixam isso um pouco na penumbra”, avalia Eli da Veiga. “Mas isso é um engano! Essas discussões sobre a biodiversidade são tão importantes quanto os debates internacionais sobre a questão climática”, pondera o colunista.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.