Seminário on-line marca a inauguração do Cebrap Sustentabilidade

Encontro virtual acontecerá nesta sexta-feira (16), das 11 às 13 horas, e terá a participação do professor José Eli da Veiga

 15/04/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

O Cebrap – Centro Brasileiro de Pesquisa e Planejamento – inaugura o Núcleo de Sustentabilidade, o Cebrap Sustentabilidade. Na abertura do seminário, o novo núcleo será apresentado pelo presidente do Cebrap, Marcos Nobre, e pelo professor Arilson Favareto, da UFABC, que é o coordenador do Cebrap Sustentabilidade. Na sequência, o professor José Eli da Veiga discute Os Desafios Científicos da Sustentabilidade, tema de texto de sua autoria que abre a série de publicações Cadernos Cebrap Sustentabilidade. O seminário terá transmissão on-line pelo canal Cebrap no YouTube.

Antecipando sobre sua exposição no encontro, Eli da Veiga considera que está havendo uma espécie de disputa por legitimação de duas ciências transdisciplinares. Uma delas é a Ciência do Sistema Terra, que foi, inclusive, tema do último livro do colunista, O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra, lançado pela Editora 34. A outra, mais recente, é a Ciência da Sustentabilidade, que tem em seu núcleo central o professor e ecólogo William Clark, de Harvard. Segundo o professor, “Clark tem procurado fazer uma síntese do que um grupo grande de pesquisadores vem chamando de Ciência da Sustentabilidade”.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.