Sem distinção própria, reportagem e opinativo se confundem no jornalismo atual

A confusão entre reportagem e opinião entre leitores é uma das causas da disseminação de informações falsas e enviesadas

 15/02/2021 - Publicado há 3 anos

O professor e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva comenta sobre um problema comum no jornalismo: a diferença entre reportagem e opinião. No passado, era claramente identificada o que era notícia de opinião, artigos dos autores dos textos jornalísticos e os autores colunistas. Atualmente, essa distinção não é feita de maneira clara, porque o conteúdo hoje chega por meio de redes sociais, muitas vezes apenas um trecho do artigo, sem identificação de quem escreveu. “Isso é muito prejudicial ao leitor, que fica cada vez mais confuso”, explica o professor.

De acordo com ele, nenhum veículo jornalístico brasileiro apresenta um esforço sistemático para resolver essa confusão. “Embora exista identificação, só não se sabe se os leitores percebem as indicações em tamanhos de letras e diferenciação de cores. Essa confusão é um problema muito grave e um dos principais motivos para a disseminação de informações falsas e enviesadas que provocam essa polarização ideológica que vivemos hoje no Brasil”, ressalta.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.