Seleção de fungos vai melhorar a enzima pectinase

A pesquisadora Inaiá Ramos Aguiar contou aos “Novos Cientistas” os processos que vem utilizando na seleção de fungos para melhorar a produção da pectinase, enzima usada nas indústrias de alimentos, têxtil e agroindústria

07/03/2019 - Publicado há 5 anos

A pectinase é uma enzima largamente  utilizada pelas indústrias de alimentos, têxtil, agroindústria e nutrição animal, entre outras. “Elas formam grupos de biocatalisadores com grande interesse comercial e têm como os seus principais produtores os fungos filamentosos”, lembra a professora Maria de Lourdes T. M. Polizeli, do Laboratório de Microbiologia/Biologia Celular (LMBC) do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP).

A professora é orientadora da aluna Inaiá Ramos Aguiar, do quarto ano do curso de Ciências Biológicas, que vem trabalhando na seleção de fungos que sejam bons produtores de pectinases. Em sua participação nos Novos Cientistas, a aluna descreveu como vem realizando o trabalho de triagem de fungos. “A pesquisa teve início a partir de pesquisas na literatura sobre fungos filamentosos bons produtores de pectinases e já prospectados, isolados e armazenados no LMBC”, contou a pesquisadora. As pectinases podem ser utilizadas nas indústrias processadoras de frutas, na indústria láctea, de bebidas, de tabaco e na de produtos farmacêuticos e cosméticos.

Com a pesquisa Screening de fungos filamentosos voltados para a produção de pectinases, Inaiá foi uma das cinco participantes da 26ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp), escolhida para apresentar sua pesquisa na Rutgers University, Estados Unidos, em abril. Outros cinco alunos vão apresentar seus trabalhos, em março, na Ohio State University, também nos Estados Unidos.

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 MHz).

Ouça a íntegra do podcast.