“Se o planeta não estiver bem, todas as espécies não estarão bem”

Paulo Saldiva analisa a relação existente entre as mudanças no clima, provocadas pela ação humana, e a pandemia de covid

12/12/2022 - Publicado há 1 ano

Em sua última coluna do ano, o professor Paulo Saldiva ressalta dois aspectos relacionados à saúde e ao meio ambiente: as mudanças climáticas e a pandemia de covid-19. “As mudanças do clima dialogam não só com as formas como organizamos as cidades, o grande número de pessoas vivendo no espaço urbano, a mobilidade internacional, que transporta o vírus para longas distâncias em curtíssimo tempo.” Ele cita um grupo de pesquisadores, do qual a USP faz parte, que analisou a pandemia de covid nesses dois anos e meio, utilizando dados de 455 cidades de 20 países. Foram analisados dados como temperatura, umidade e internação.

“O que se concluiu é que se consegue variar uma ordem de grandeza de cerca de 40% a mais de risco de contrair covid nas situações onde nós estamos abaixo da zona ideal de temperatura, ou seja, nos períodos mais frios naquelas cidades e quando a umidade absoluta do ar cai.” A soma de temperatura e umidade juntas indica que há fatores envolvidos não só no vírus como também nas mudanças climáticas. “Bom, isso é para lembrar que existe um conceito de saúde planetária: se o planeta não estiver bem, todas as espécies não estarão bem, incluindo a espécie humana.”

Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.