São Paulo registrou mais de 140 mil casamentos em 2024

O Painel Estatísticas Vitais da Fundação Seade analisou dados matrimoniais até agosto

 11/12/2024 - Publicado há 2 meses
Por

Imagem de duas mãos - uma de um homem, outra de uma mulher -, sendo que a mão da mulher foi captada pela câmera no ato de colocar uma aliança de casamento no dedo anular do homem
Mulheres casaram mais que homens em São Paulo – Foto: freepic.diller/Freepik
Logo da Rádio USP

Apenas até o mês de agosto o Estado de São Paulo registrou 143.261 casamentos civis em 2024, incluindo mais de 3 mil entre pessoas do mesmo gênero. O levantamento veio de dados do Painel Estatísticas Vitais do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Para compor o painel, a Fundação Seade usou como base informações de registro civil enviadas mensalmente por cartórios em todo o Estado. 

Entre os casamentos homossexuais, aqueles oficializados por pessoas do mesmo gênero, os entre duas mulheres dominam as faixas etárias até 54 anos. Após essa idade, os casamentos gays formam maioria em margem estreita. Já entre os casamentos heterossexuais as mulheres também tendem a casar mais novas, formando maioria até os 24 anos de idade. Nas faixas seguintes homens formam a maioria, com destaque para após os 65 anos, em que a diferença chega a ser o dobro que as mulheres.

A fundação destaca que, historicamente, a maioria dos casamentos ocorre no final de ano, entre os meses de setembro e dezembro, sendo dezembro o mês favorito das noivas e noivos, e os dados analisados são referentes até agosto, logo conclui-se que 2024 pode bater a média dos três anos anteriores, que foi de 238 mil casamentos.

O painel de Estatísticas Vitais está disponível para consulta no link https://estatisticasvitais.seade.gov.br/casamentos-2022/ 

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.