Roupa cibernética poderá auxiliar nos cuidados à saúde

A “roupa cibernética” foi desenvolvida num projeto de pós-doc do ICMC, em São Carlos, e teve a participação de alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), de Santo André

14/03/2019 - Publicado há 5 anos

jorusp

Um projeto de pós-doc conduzido pelo professor Mário Gazziro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, desenvolveu roupas inteligentes capazes de interagir com o usuário em diversas situações. Gazziro concedeu entrevista ao podcast Os Novos Cientistas desta quinta-feira (14/3), onde explicou aspectos de sua inovação. Denominadas “roupas cibernéticas”, o funcionamento é bastante simplificado. Sensores eletrônicos e centenas de micro LEDs são conectados por uma rede mesh – uma espécie de rede de dados sem fio, assim como o Wi-Fi, mas em frequência diferente e com maior capacidade de alcance.

A intenção original era construir um material que pudesse não só servir como vestimenta, mas que também fizesse um monitoramento da saúde do usuário e, ao mesmo tempo, interagisse com o meio ambiente. Um exemplo dessa interação seria o uso de sensores musculares para monitorar o esforço físico diário acumulado pelo usuário, porém o custo desse material é muito alto e, por isso, ainda não foi integrado às roupas.

Desde a ideia inicial, há dois anos, quatro peças de roupas inteligentes foram produzidas pelo professor e pelos alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, onde Gazziro é professor. Talvez as roupas cibernéticas demorem para chegar às lojas, mas elas já estiveram na passarela. A primeira vez em São Carlos aconteceu no Pint of Science, um festival que propõe debater ciência de forma descontraída em bares e restaurantes. Na segunda vez, o desfile foi realizado na UFABC, em dezembro do ano passado.

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 MHz).

Ouça a íntegra do podcast.