Rock progressivo é o gênero mais excêntrico no mundo do rock

Apesar das semelhanças, o estilo não deve ser confundido com o rock psicodélico

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo inicia uma série de programas sobre um dos estilos mais excêntricos e misteriosos do rock, o rock progressivo.

O professor conta que esse estilo de rock é difícil de ser caracterizado e bem definido, pois, as bandas sempre buscaram tocar o som mais diferente e original possível, principalmente em seu início, nos anos 60. 

De Vivo destaca que o rock progressivo é bastante distinto dos outros subgêneros existentes no rock, pois, diferentemente dos demais, não é ligado ao blues, e sim, influenciado pelo Jazz e até mesmo pela música erudita. 

O professor ainda afirma que o rock psicodélico não deve ser confundido com o rock progressivo, pois, o gênero psicodélico se aproxima muito mais do pop do que o progressivo. 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.