O rock brasileiro da década de 1980 foi carregado de ideologias

Mario de Vivo apresenta as ideologias político-sociais presentes no rock brasileiro

Na edição desta semana do História do Rock Mario De Vivo apresenta as ideologias presentes no rock brasileiro e começa com a música Ideologia, do Cazuza. “As músicas de rock brasileiro na década de 1980 apresentavam bastante teor político, outro exemplo é a música Que País é Esse?, da banda Legião Urbana.”

Ainda no viés ideológico do rock brasileiro De Vivo traz a música Vox Populi, da banda Sepultura, que fala sobre opressão e busca por liberdade. E, ainda, as músicas Inútil, na versão da banda Paralamas do Sucesso, e Pobre Paulista, o punk rock da banda Ira!. “Essas músicas retratam o cenário em que os cantores brasileiros estavam inseridos e são importantes na história do rock brasileiro.”

Para encerrar, De Vivo traz a música Panis et Circenses, da banda Os Mutantes, com uma letra sobre a ideologia de geração, tema do História do Rock da próxima semana.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.