Reunião de cúpula do Mercosul evidencia crise no bloco

Para Alberto do Amaral, um dos motivos é a questão do acordo de livre comércio com a União Europeia, já que os países desse bloco querem que o Brasil se comprometa com a proteção do meio ambiente

A última reunião da cúpula do Mercosul, ocorrida no dia 2, foi marcada por estratégias para o acerto de acordos comerciais com outros blocos e países, principalmente pelo governo brasileiro. O acordo de livre comércio com a União Europeia, anunciado em 2019, ainda não entrou em vigor em função da resistência dos países do bloco.

Segundo o professor Alberto do Amaral Jr., em sua coluna desta semana para a Rádio USP, o motivo é a posição brasileira em não adotar medidas de proteção ao meio ambiente e, em especial, à floresta amazônica. A questão dos direitos humanos também é um dos pontos que negativam o Brasil no acordo. Acompanhe.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar toda terça-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.