O mundo pós-pandemia exigirá uma reorganização e, para isso, a retomada do diálogo internacional em alto nível é essencial. É isso o que garante o professor Pedro Dallari em sua coluna desta semana. “Após um período de crise, e mesmo de paralisia, as relações internacionais voltam a ganhar muita importância. A pandemia da covid-19 reforça a necessidade de ações globais e coordenadas”, afirma o colunista. “A reorganização do mundo pós-pandemia também exigirá a retomada do diálogo internacional em maior intensidade. Sem isso, não haverá economia e o quadro de vulnerabilidade de uma grande parcela da população do mundo tenderá a ficar cada vez mais grave”, garante ele.
“Nesse contexto, causa grande preocupação a política externa brasileira. O atual chanceler tem falado abertamente contra o multilateralismo e a cooperação internacional, afastando aliados importantes do Brasil, como a China”, afirma Dallari. “É um grave risco para o Brasil este isolamento. E esta situação muito grave levou um grupo de personalidades com responsabilidade em guiar a política externa brasileira, em anos recentes, a se posicionar publicamente. Nomes como Fernando Henrique Cardoso, Celso Lafer e Celso Amorim publicaram, em vários jornais, um artigo no qual se posicionaram de maneira conjunta, afirmando que a política externa brasileira deve ser uma política de Estado e não de governo”, relatou.
Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.
Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.