Redes sociais poderiam ser mais eficientes

Gilson Schwartz diz que a guerra mundial de redes sociais exige novas políticas públicas

A guerra mundial de redes sociais exige novas políticas públicas. Disputa pelo controle da TikTok é a fronteira digital dessa guerra. Após alguns meses de catástrofes sanitárias em todo o mundo, além da insuficiência das infraestruturas de saúde pública, da incapacidade do sistema bancário tradicional repassar crédito para quem mais precisa e da concentração de saúde colada na curva de concentração de renda, está evidente que também a internet revela-se insuficiente para superar com mais rapidez as dificuldades econômicas e sociais.

Segundo o professor Gilson Schwartz, “em todo o mundo, a crítica às redes sociais revela que, além das fake news, há algo de profundamente desequilibrado na distribuição dos benefícios e lucros dos conglomerados privados que controlam as redes sociais que são, em tese, parte essencial da esfera pública”.

Saiba mais no http://sites.usp.br/Iconomia


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.