Reaberta antiga biblioteca pública de Ribeirão Preto

Novo espaço de difusão do conhecimento e cultura, a Biblioteca Sinhá Junqueira une tecnologia e tradição para ser mais inclusiva e explorar diferentes formatos de leitura

 10/02/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, o Express Cultura recebeu Ciro Monteiro, coordenador da Biblioteca Sinhá Junqueira, para falar sobre a Biblioteca Sinhá Junqueira de Ribeirão Preto, inaugurada na última sexta-feira, 7 de fevereiro.

O casarão fica no centro histórico da cidade, ao lado do famoso “Quarteirão Paulista”; abrigava a antiga Biblioteca Altino Arantes e, agora, reformado e restaurado, mudou o nome para Sinhá Junqueira, benemérita da família Junqueira de Ribeirão Preto, Theolina Junqueira, que dedicou sua vida a campanhas sociais. O prédio foi construído nas primeiras décadas do século 20 para a residência do casal Francisco Maximiano Junqueira (Coronel Quito Junqueira) e sua esposa, dona Sinhá Junqueira.

Com acervo de 11 mil obras, mais de 15 salas de leitura, área infantil, 40 computadores e um café à disposição do público, a Sinhá Junqueira se inspirou em modelos de sucesso como a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Villa Lobos. O espaço foi pensado para ser mais inclusivo e explorar diversos formatos de leitura para obter maior interação com o mundo ao redor. “Uma união entre a biblioteca multimídia e a tradicional”, afirmou o coordenador da biblioteca.

A Biblioteca Sinhá Junqueira funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 19 horas.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado à divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Claudia Lieri; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. 

Ouça o programa na íntegra no player acima. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.