Violeiro folião é especialista em Rio Baixo e Inhuma Brôca

Conhecido como Seu Manelim, desde a infância já guiava folias e tocava viola

 08/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/10/2018 as 11:15
Por
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana é dedicado às obras do violeiro Manoel Neto de Oliveira, mais conhecido por Seu Manelim. O mineiro, nasceu e foi criado na Fazenda Santa Cruz, em Porto de Manga, onde ainda criança foi entregue à patroa de seus pais. Com ela, aprendeu a tocar viola e com o passar dos anos, começou tanto acompanhar quanto guiar folias. Onde se tornou um especialista nos estilos Rio Abaixo e Inhuma Brôca.

No programa foram apresentadas as obras do CD Urucuia, gravado em 2006, nele estão presentes as músicas: Vestido dessa moça; Inhuma broca; Brincando com a viola; A corrida do sapo e o veado; Lembrando a Luduvina; Balão vermelho; Folia do Urucuia; Toque do conselheiro; Recordações; Meu bem, minha sogra; Jaca; Enfuzado sem rumo; Caninha verde; Toque do papagaio; Feijão com arroz; Laço do capeta.

O Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antônio Fontana.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.