Clique aqui para fazer o download
O Revoredo, o som da viola caipira instrumental, apresenta as interpretações de Marcus Ferrer no CD Viola em Concerto, com obras de compositores atuantes na música de concerto. Ele é compositor, violinista, violeiro e professor.
A primeira obra é Pontuando de Edino Krieger de caráter improvisatório; Prelúdio X de Roberto Victório; Psssssiu! de Marisa Rezende; e Em casa de Ferrer, Viola de Pau de Jorge Antunes.
Também Seresta, de Pedro Kröger que é uma peça com três partes. A primeira aspectos idiomáticos do instrumento e recursos como a bitonalidade; a segunda parte é uma melodia de domínio público rearmonizada; já a terceira retoma a primeira parte.
No CD, há também música em homenagem ao artista plástico Alfredo Volpi. A obra Viola Volpi de Roberto Velasco possui duas partes, uma trabalha a textura em bloco e relembra o estilo das formas geométricas do artista e a segunda é uma melodia acompanhada.
De Eli-Eri Moura, a obra Crusmática tem como fonte de referência a cantoria nordestina. E Capriccio de Edson Zampronha reúne a viola caipira e a guitarra barroca que possuem o mesmo número de cordas, mas a maneira de afinar e o material da corda da viola que é de aço e da guitarra de tripa as diferenciam.
Por: Giovanna Grepi