Transparência de Adoniran Barbosa revela o modo de vida do povo

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, exibe segundo episódio de série sobre o compositor paulista

 11/08/2020 - Publicado há 4 anos

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 9 de agosto de 2020, que apresentou o segundo episódio de série sobre o compositor paulista Adoniran Barbosa.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

 

Adoniran Barbosa (1910-1982): através da obra do compositor se veem os cortiços, as ruas e o modo de vida da população da capital paulista – Foto: Reprodução

O compositor paulista Adoniran Barbosa (1910-1982) tinha como marca principal a criatividade de um cronista popular, com um aditivo fundamental: uma transparência suficiente para que, através dele, pudessem ser observados os cortiços, as ruas e modo de vida do povo.

Foi o que disse o pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 9 passado. O programa apresentou o segundo de uma série de cinco episódios sobre Adoniran.

Entre as músicas apresentadas no programa estão Fica Mais Um Pouco Amor, Acende o CandeeiroPra Que Chorar, Conselho de Mulher, Um Samba no Bexiga e Samba do Metrô, além da célebre Trem das Onze, na voz de Elza Soares.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 mHz), sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é disponibilizado no site do Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.