Transformações que impactam a vida de todos

Desastres naturais e urbanização são resultados das boas e das más relações entre o ser humano e a natureza

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com a professora Luci Hidalgo Nunes, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp.

A professora Luci estuda eventos extremos e seus impactos no meio urbano. Ela explica que o ambiente urbano sofreu grandes mudanças nas últimas décadas, o que é visível. E o grande problema é que o Brasil ainda não tem uma cultura de prevenção.

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o principal problema decorrente da acelerada urbanização que ocorreu no Brasil foi a concentração da riqueza. O que resultou em áreas de risco socioambiental que afetaram a população de baixa renda, muito mais sujeita às implicações das mudanças climáticas do que qualquer outra classe.

Luci lembra que, o Brasil é o país em desenvolvimento urbano, onde pequenas e médias cidades do interior estão se urbanizando, sem o devido cuidado com a ocupação ordenada do solo urbano. E é o país com mais pessoas afetadas da América do Sul em termos de desastres naturais, como secas e enchentes.

Por: Vitória Junqueira

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados