Série especial da Rádio USP mostra a polivalência de Noel Rosa

Programa “Olhar Brasileiro” apresenta o primeiro de uma série de quatro programas sobre o sambista carioca

 31/03/2020 - Publicado há 4 anos

Ouça nos links abaixo o primeiro episódio da série sobre Noel Rosa apresentada no programa Olhar Brasileiro, produzido e apresentado pelo pesquisador musical Omar Jubran. O programa foi transmitido no dia 8 de março de 2020 pela Rádio USP (93,7 MHz).

O compositor carioca Noel Rosa (1910-1937), autor de 250 músicas, a maioria de originalidade sem precedentes – Foto: Reprodução

O compositor carioca Noel Rosa (1910-1937), autor de 250 músicas, a maioria de originalidade sem precedentes – Foto: reprodução

O programa Olhar Brasileiro, transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, fez uma série com quatro episódios sobre a vida e a obra do sambista carioca Noel Rosa (1910-1937), um dos maiores gênios da história da música popular brasileira.

A série busca mostrar a “polivalência em vários aspectos” de Noel Rosa, que viveu apenas 26 anos, mas deixou como legado cerca de 250 composições, a maioria delas “de uma originalidade sem precedentes”, como afirma, na abertura do primeiro programa da série, o produtor e apresentador do Olhar Brasileiro, o pesquisador musical Omar Jubran.

Jubran destaca que Noel Rosa fez composições em vários gêneros, desde a toada, o samba e o samba-canção até a rumba. “Ele utilizou a linguagem e a gíria como poucos modernistas fizeram”, disse o pesquisador. “Em suas músicas, ele colocou humor, nonsense, absurdo e crítica social e foi repórter cronista digno dos mais hábeis jornalistas contemporâneos.”

Ouça nos links acima o primeiro programa da série sobre Noel Rosa produzida e apresentada por Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, transmitido no dia 8 de março de 2020 pela Rádio USP. Os próximos episódios da série serão publicados no Jornal da USP ao longo das próximas semanas.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.