Saúde muscular do idoso é fundamental para autonomia

O “Saúde sem Complicações” desta semana fala sobre qualidade de vida do idoso

 10/10/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 16/02/2018 as 14:33
Por

O Saúde sem Complicações desta semana recebe Paulo Fernandes Formighieri, médico da Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, que fala sobre a qualidade do envelhecimento no Brasil. De acordo com ele, a preparação para o envelhecimento foi mais rápida e desorganizada se comparado a países como Japão e outros da Europa e América do Norte.

Para ele, a saúde muscular é fundamental para a manutenção da autonomia e da independência física que pode causar quedas, fraturas e incapacidade funcional. Esse indivíduo, por exemplo, começa a evitar passeios longos e trajeto com escadas e isso prejudica a saúde do osso e os reflexos. Entretanto, para manter a saúde muscular ele alerta que os exercícios precisam ser combinados e supervisionados para evitar lesões e atender às necessidades individuais.

No programa, Formighieri diz também que a incidência da demência na população acontece por causa do crescimento populacional. A prevalência de doenças como o Alzheimer aumenta a partir dos 60 anos.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.