Para Antonio Candido, Adoniran é um dos poetas mais expressivos

Análise do crítico literário foi apresentada no programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 Mhz), transmitido no dia 23 de agosto de 2020, que apresentou o quarto dos cinco episódios de série sobre o compositor paulista Adoniran Barbosa (1910-1982).

“A grandeza de Adoniran Barbosa lhe permitiu exprimir de maneira muito natural e muito profunda o ser paulistano dos anos 30, 40, o ser paulistano eternamente, através da experiência tradicional do Brasil, da experiência do italiano, de maneira que eu penso que ele foi um dos compositores e poetas mais expressivos que nós tivemos.”

O crítico literário Antonio Candido e o compositor Adoniran Barbosa – Arte: Jornal da USP sobre fotos Biblioteca Nacional

Essa declaração de Antonio Candido (1918-2017) – professor da USP, crítico literário e um dos maiores intelectuais da história do Brasil – foi ouvida no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 23 passado, que apresentou o quarto dos cinco episódios de uma série sobre o cantor e o compositor paulista Adoniran Barbosa (1910-1982). “Adoniran Barbosa era um homem que tinha muito engenho, muita malícia, muita profundidade e uma grandeza insuspeitada por muita gente, que via nele apenas um tipo pitoresco”, disse ainda Candido.

Músicas que Adoniran compôs sob o pseudônimo de Peteleco – nome do seu cachorro de estimação – foram mostradas no programa, como Olha a Polícia e Nóis Não Usa Os Bleque Tais, este em parceria com Tião, pseudônimo de Gianfrancesco Guarnieri. O grande sucesso do compositor, Trem das Onze, foi interpretado pelo grupo Demônios da Garoa.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é disponibilizado no site do Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.