O medo é uma reação necessária?

No segundo programa da série sobre síndrome do pânico, a psicóloga Leila Tardivo explica como o medo é formado no cérebro

Foto: via VisualHunt
Foto: via VisualHunt

O que é o medo? Medo é um estado emocional que surge diante de uma situação de eventual perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative involuntariamente uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.

Estudos e pesquisas indicam que a síndrome do pânico surge entre a fase final da adolescência e o início da idade adulta. Quem explica é a professora associada do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP e pesquisadora na área da Saúde Mental e Psicologia Social, Leila Tardivo.

E no próximo “É Bom Saber”, como diferenciar o estresse do dia a dia da síndrome do pânico.

Produção e apresentação: Cido Tavares

Mais informações: email cidotavares@usp.br

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 1
  •  
  •  
  •  
  •