Número de suicídios entre indígenas disparou, alerta pesquisadora

A médica e antropóloga Maria Luiza Garnelo Pereira alerta para os direitos dos povos indígenas e o aumento do número de suicídios entre essa população

 22/02/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com a médica, antropóloga e professora Maria Luiza Garnelo Pereira, da área de Saúde Coletiva e Etnologia Indígena da Universidade Federal do Amazonas e pesquisadora do CPqLMD/Fiocruz.  

Maria Luiza diz que existe um reconhecimento dos direitos indígenas, como território, saúde e educação, mas na prática isso não tem se efetivado da maneira como deveria, para um povo que possui grande contribuição memorial para o País.

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o número de suicídios entre os indígenas disparou, aumentou 18% entre 2015 e 2016. Para Maria Luiza, “existe uma ação política bastante visível e a razão é econômica, temos uma economia infelizmente predatória e que não tem nenhum respeito às questões ambientais no País”.

Por: Vitória Junqueira

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.