Mudança para o Rio foi “divisor de águas” para Guilherme Arantes

Compositor se mudou para a capital carioca em 1984 e passou a ser tocado em emissoras de rádio de todo o País

 22/09/2020 - Publicado há 4 anos

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 20 de setembro de 2020, que apresentou o terceiro de uma série de quatro programas sobre o cantor, compositor, arranjador e tecladista paulista Guilherme Arantes.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Guilherme Arantes nasceu em 1953 e começou a tocar cavaquinho com 4 anos de idade – Foto: Reprodução

Nascido em 1953 na cidade de São Paulo, Guilherme Arantes teve o primeiro contato com a música aos 4 anos de idade, tocando cavaquinho, trocado depois por um bandolim. Aos 6 anos, começou a aprender a tocar piano, do qual não se separou mais. Em 1974, Arantes gravou um disco pela primeira vez, como tecladista do grupo de rock progressivo Moto Perpétuo. Dois anos depois já começava carreira solo.

Essas informações foram dadas pelo pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 20 passado. O programa foi o terceiro episódio de uma série sobre o cantor e compositor paulista Guilherme Arantes. “Em 1984, Guilherme Arantes se muda com a família para a cidade do Rio de Janeiro. Essa mudança acabou se tornando um verdadeiro divisor de águas em sua carreira”, acrescentou Jubran. “Composições suas como Cheia de Charme, Gaivotas e Oceano explodiam nas emissoras de rádio por todo o País.”

Essas três obras citadas por Jubran foram ouvidas no programa, além de Deixa Chover, Aprendendo a Jogar, Lindo Balão Azul e Semente da Maré. Outras músicas de Guilherme Arantes apresentadas em Olhar Brasileiro foram A Cidade e a Neblina, Aconteceu Você, Planeta ÁguaPedacinhos (Bye, Bye So Long) e Brincar de Viver.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.