“Manhã com Bach” traz prelúdio que inspirou “Ave Maria”, de Gounod

Programa apresenta também a “Suíte Orquestral Número 1” (BWV 1066) e uma cantata sacra

 06/04/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Prelúdio e Fuga Número 1 em Dó Maior (BWV 846), do livro I de O Cravo Bem Temperado, de Johann Sebastian Bach, foi uma das peças apresentadas no programa Manhã com Bach, transmitido nos dias 6 e 7 de abril de 2019 pela Rádio USP (93,7 MHz).

Esse prelúdio inspirou o compositor francês Charles Gounod, no século 19, a compor a sua famosa Ave Maria. Gounod sobrepôs uma melodia ao prelúdio de Bach e compôs uma obra encantadora, que ficou conhecida como a “Ave Maria de Bach-Gounod”.

Outras obras apresentadas no programa foram a Suíte Orquestral Número 1 em Dó Maior (BWV 1066) e a cantata Falsche Welt, dir traue ich nicht!, “Falso mundo, eu não confio em ti” (BWV 52).

Ouça nos links acima a íntegra do programa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.