“Manhã com Bach” traz músicas compostas em Weimar, Köten e Leipzig

Programa mostra obras representativas dos três principais períodos da carreira de Johann Sebastian Bach

 09/11/2019 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Os principais períodos da vida profissional do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) ocorreram em três localidades: a corte de Weimar (de 1708 a 1717), a corte de Köthen (de 1717 a 1723) e a cidade de Leipzig (de 1723 a 1750).

Cada um desses períodos tem características próprias. Em Weimar, Bach produziu principalmente música para órgão. Em Köthen, como tinha à disposição uma orquestra com excelentes músicos, o compositor se dedicou à música orquestral e de câmara. E em Leipzig é marcante a sua produção de música sacra, principalmente de cantatas.

Nos dias 9 e 10 de novembro de 2019, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou músicas representativas desses três períodos. Da fase de Weimar, foram apresentadas a Canzona em Ré Menor (BWV 588) e a Alla Breve em Ré Maior (BWV 589), ambas para órgão. Do período de Köthen, foi ouvida a Sonata para Violino e Cravo em Sol Maior (BWV 1019). Da época de Leipzig, o programa exibiu a cantata Ich elender Mensch, wer wird mich erlösen, “Eu, miserável homem, quem me salvará?” (BWV 48).

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet (www.jornal.usp.br/radio).

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.