“Manhã com Bach” conclui audição da “Paixão Segundo São Marcos”

Obra foi composta por Johann Sebastian Bach para celebrar a Páscoa de 1731

 20/04/2019 - Publicado há 5 anos
Por

O programa Manhã com Bach, que foi ao ar nos dias 20 e 21 de abril de 2019 pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitiu a segunda e última parte da Paixão Segundo São Marcos (BWV 247), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). Com isso, foi concluída a audição de toda essa obra, que tem quase duas horas de duração e foi composta para celebrar a Páscoa de 1731.

A partitura da Paixão Segundo São Marcos se perdeu, restando apenas a letra, composta pelo poeta alemão, amigo de Bach, Christian Friedrich Henrici, conhecido como Picander. Bach reutilizou nessa Paixão vários movimentos de composições suas anteriores. Graças a isso, pôde-se reconstruir a obra parcialmente.

No século 20, houve pelo menos onze tentativas de reconstruir a Paixão Segundo São Marcos. A versão apresentada em Manhã com Bach foi feita pelo musicólogo inglês Simon Heighes e publicada em 1995. A interpretação é da Orquestra Barroca da União Europeia e do Ring Ensemble da Finlândia, sob regência de Roy Goodman.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, pela Rádio USP.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.