“Manhã com Bach” apresenta uma das mais alegres cantatas de Bach

Programa traz também obra em que o compositor alemão introduz a polifonia numa composição para violino solo

 

Na última edição do ano – apresentada nos dias 28 e 29 de dezembro de 2019 -, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), exibiu duas obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750): a Sonata Número 2 para Violino em Lá Menor (BWV 1003) e a cantata Wachtet auf, ruft uns die Stimme, “Despertai, a voz nos chama” (BWV 140).

Na sonata, ao introduzir a polifonia numa peça para violino solo – o que traz enormes dificuldades para o violinista –, Bach torna violinístico o que não é violinístico, torna o impossível possível, como normalmente se comenta a respeito dessa e de outras obras de Bach para violino.

Já a cantata é alegre porque a voz citada no título é a voz de Deus, chamando os cristãos para entrar na bem-aventurança eterna.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach é transmitido pela Rádio USP sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, no endereço www.jornal.usp.br/radio.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis na página do Jornal da USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.