“Manhã com Bach” antecipa atrações do Bachfest de Leipzig

Tradicional festival dedicado à música de Johann Sebastian Bach acontece de 14 a 23 de junho

 01/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 18/06/2019 as 16:41
Por

O programa Manhã com Bach, transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) nos dias 1º e 2 de junho de 2019, apresentou três músicas que serão executadas no Eröffnungskonzert (Concerto de Abertura) do tradicional Bachfest de Leipzig, a ser realizado de 14 a 23 de junho em Leipzig, na Alemanha. As músicas são: a Fantasia em Sol Maior (BWV 572), a Suíte Orquestral Número 3 em Ré Maior (BWV 1068) e a cantata Unser Mund sei voll Lachens, “Nossa boca esteja cheia de sorrisos” (BWV 110).

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

O Bachfest ocorre desde 1904 e reúne anualmente em Leipzig grandes músicos e um público de milhares de amantes da música para ouvir e celebrar a obra de Bach. Ao longo de dez dias, serão realizados em vários locais de Leipzig mais de cem eventos, principalmente concertos, mas também palestras e debates acadêmicos sobre a vida e a obra de Johann Sebastian Bach.

A edição deste ano do Bachfest tem como tema “Hof-Compositeur Bach” (“Bach, Compositor de Corte”). O objetivo é destacar as obras compostas por Bach para serem ouvidas nas cortes.

Bach não foi apenas o diretor de música da Igreja de Saint Thomas, em Leipzig, que criou obras imortais para a honra de Deus e daquela cidade. Ele atuou também, durante 15 anos de sua vida profissional, como organista e mestre de concerto na corte de Weimar e como mestre de capela na corte de Köthen. Além disso, visitou outras cortes, como Dresden, Berlin, Potsdam e Weissenfels, onde expôs sua arte.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.