“Manhã com Bach” continua a abordar livro de Johann Forkel

Publicado em 1802, obra do primeiro biógrafo de Bach é destaque no programa da Rádio USP

 09/03/2019 - Publicado há 5 anos
Por

“Sua paixão pelo cravo e pelo órgão seguia ardorosa, como em sua infância, impulsionando-o a provar, ver e ouvir tudo o que, segundo acreditava, podia contribuir para aperfeiçoá-lo. Com esse objetivo, e sendo ainda estudante, foi várias vezes de Lüneburg a Hamburgo, a fim de escutar o célebre organista Johann Adam Reinken. Também fez viagens frequentes à corte de Celle, para familiarizar-se com a orquestra francesa do príncipe, assim como com a música que tocava, que era então algo muito novo nesta terra.”

Esse é um trecho do livro Über Johann Sebastian Bachs Leben, Kunst und Kunstwerke (¨Sobre a vida, a vida, arte e obra de Johann Sebastian Bach”), escrito pelo primeiro biógrafo de Bach, Johann Nikolaus Forkel, e publicado pela primeira vez em 1802, em Leipzig. Nesse trecho, Forkel se refere à época em que Bach ainda era estudante numa escola para meninos pobres e bem-dotados musicalmente situada em Lüneburg, no norte da Alemanha, que o compositor frequentou entre os 15 e 17 anos de idade.

Esse foi um dos destaques do programa Manhã com Bach, transmitido nos dias 9 e 10 de março de 2019 pela Rádio USP (93,7 MHz).

O programa apresentou também três composições de Bach: o Concerto para Cravo em Ré Menor (BWV 1052), a Sonata para Flauta e Cravo em Sol Menor (BWV 1020) e a cantata Ach! ich sehe, itzt, da ich zur Hochzeit gehe, “Ah! Eu vejo, agora, eu vou para o casamento” (BWV 162).

Neste mês, o programa comemora os 334 anos de Bach, que nasceu em 21 de março de 1685, em Eisenach, na Turíngia, no leste da Alemanha.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.