Impacto ambiental das barragens hidrelétricas

A construção de barragens e reservatórios gera danos ao meio ambiente

18/10/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 16/02/2018 as 14:32

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com o professor Paulo dos Santos Pompeu, biólogo e coordenador do Laboratório de Ecologia de Peixes da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

O Brasil é um país com fonte energética voltada para energias “limpas”. Biomassas, energia hidrelétrica e outras constituem matriz de geração bastante promissora. No entanto, os reservatórios das hidrelétricas produzem importantes impactos nos principais ecossistemas associados a bacias hidrográficas.

Paulo Pompeu destaca que as hidrelétricas deveriam ter como finalidade elevar a qualidade de vida da população promovendo o uso racional e sustentável do recurso. Mas infelizmente sempre existem interesses econômicos maiores e melhor relação custo/benefício para o empreendedor.

Por: Vitória Junqueira