Educação Ambiental por Paulo Freire

A pedagogia Freireana se aproxima da pedagogia ambiental a partir da valorização que Paulo Freire dava à relação do ser humano com o mundo

 12/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 16/02/2018 as 14:54
Por

O Ambiente É o Meio desta semana entrevista o professor Ivo Dickmann, do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Chapecó (Unochapecó), que fala sobre a importância do pensamento de Paulo Freire para a educação socioambiental, tendo como referência a obra “Pedagogia da Autonomia”.

Paulo Freire se formou em direito e se tornou o terceiro autor mais citado no mundo. Dickmann conta que concluiu em seus estudos que Paulo Freire valorizava a importância da relação do ser humano com o mundo e que isso é o principal link que permite fazer a aproximação da pedagogia Freireana com a pedagogia ambiental.

Segundo o pesquisador, o método de Paulo Freire é uma grande contribuição para a educação mundial, pois mudou os rumos da educação. Freire também foi lembrado por ter feito críticas aos métodos da época. “Eu acredito que o método, que é o diálogo, sem dúvida é uma contribuição para a educação ambiental”, conclui.

 

Por: Paulo Henrique Moreno


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.