Desnutrição é prevalente no meio hospitalar, diz nutróloga

No Saúde sem Complicações desta semana médica fala sobre a importância da nutrição hospitalar

 27/03/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

A nutróloga Cristiane Mártires do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP afirma que a nutrição hospitalar é o direito à alimentação com nutrientes suficientes para auxiliar no processo de recuperação de todos os pacientes.

A desnutrição é prevalente no meio hospitalar pelo não reconhecimento do problema ou por ingestão insuficiente de nutrientes. Para o paciente, conta, causa aumento da mortalidade, aumento do tempo de internação e até menor cicatrização de feridas. Ela ainda afirma que a realidade gera maior gasto nos hospitais.

Dessa forma, a nutróloga incentiva que profissionais e pacientes cobrem a existência destes cuidados nos hospitais. “Desde exigir uma equipe até informar o médico sobre a alimentação como, por exemplo, se não conseguiu comer no dia anterior”.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Giovanna Grepi, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone. Ouça acima, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações com a nutróloga Cristiane Mártires.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.