Degradação do Cerrado e erosão dos solos em áreas agrícolas preocupam

No programa “Ambiente é o Meio” pesquisadora do Instituto Florestal de São Paulo alerta para a importância da preservação de áreas naturais

03/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 04/05/2018 as 12:58
Logo da Rádio USP

No programa Ambiente É o Meio desta semana a pesquisadora Giselda Durigan do Instituto Florestal de São Paulo explica que os proprietários rurais podiam desmatar os 20% de floresta que teriam que preservar, e só era exigido o pagamento de multa. A obrigatoriedade de restaurar áreas desmatadas surgiu em 1998, com a Lei de Crimes Ambientais.

Ainda, segundo a pesquisadora, o solo é um recurso natural de alta importância social, econômica e ambiental e a diminuição dessas áreas naturais é prejudicial para a qualidade e quantidade de água nas nascentes. “As práticas agrícolas inadequadas são responsáveis, em grande parte, pelo processo de erosão, contribuindo para a perda de solo e a baixa produtividade”, alerta.

Por: Vitória Junqueira