Radicais livres também podem ser benéficos contra infecções

Quando são produzidos em níveis equilibrados, atuam na defesa do organismo

A coluna de hoje (24) comenta um artigo do professor José Luiz Sinhorini, do Centro de Práticas Esportivas da USP, que diz que os radicais livres, quando sintetizados em níveis adequados, podem atuar na defesa  contra infecções. Porém, faz um alerta, se produzidos em excesso, o efeito é o contrário. Podem estar associados ao surgimento de várias doenças e ao envelhecimento precoce.  Outra questão interessante é que a formação desequilibrada de radicais livres pode ter origem em exercícios exaustivos, de grande intensidade e duração, tabagismo e má alimentação.  O segredo é moderação. Vamos conhecer melhor esse assunto? Ouça no link acima.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP. 

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.