Quatorze séculos depois, ciência explica luz misteriosa no céu do Japão

Evento luminoso, no ano de 620, foi comparado a uma “cauda de faisão” no céu em registros da época

 

Há 1.400 anos, de acordo com registros históricos, um rastro luminoso vermelho no céu intrigou os japoneses. Agora, um estudo liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Polar, no Japão, trouxe uma explicação para esse fenômeno.

Nesta edição de  Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner revela qual a conclusão do estudo e as relações do fenômeno com o campo magnético terrestre.

Clique no player acima para ouvir.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.