Quanto custa publicar um trabalho em uma revista científica?

Além de todo o esforço para fazer uma pesquisa, é preciso desembolsar valores altos para publicá-la

Publicar artigos em revistas científicas não é tão simples como parece. Além de todo o esforço para se produzir um trabalho de qualidade, os preços praticados pelas publicações são altos. E, mais do que isso: depois de divulgado, os cientistas perdem os direitos autorais do trabalho, que passam a ser do periódico.

Esses e outros detalhes são o foco da coluna de hoje de Decodificando o DNA. A professora Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), comenta também sobre o PL 627, que propõe um corte de 30% dos recursos previstos para a Fapesp. “Um corte como esse inviabilizaria muitas pesquisas”, destaca a geneticista. “Espero que o governador e os parlamentares revejam essa proposta e percebam o enorme retrocesso que uma medida como essa acarretaria.”

Saiba mais sobre como está o andamento desse e de outros estudos clicando no player acima.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente toda quarta-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.