Quando a arte é uma lição contra o neonazismo

Exposição “Modernas: São Paulo vista por elas”, no Museu Judaico, reúne sete fotógrafas que fugiram do nazismo

21/11/2022 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Em sua coluna Ouvir Imagens, a artista e professora Giselle Beiguelman comenta o tumulto causado pelas recentes manifestações neonazistas no País (clique e ouça o player acima). Diante dessa realidade, que alia ignorância e violência, Beiguelman observa: “É preciso protestar, discutir, acionar os canais legais. Mas é preciso também insistir na potência criativa e construtiva de todos os grupos sociais e étnicos perseguidos pelo nazismo, como têm feito os movimentos sociais negros e indígenas e as organizações culturais como o Festival Mix Brasil

No caso dos judeus, que foram as maiores vítimas do nazismo, a colunista destaca o movimento criativo de sete grandes fotógrafas que fugiram da perseguição nazista através da exposição Modernas! São Paulo vista por elas, em cartaz no Museu Judaico. “A mostra, que já está em cartaz, é uma bela lição: Reúne Alice Brill, Claudia Andujar, Gertrudes Altschul, Hildegard Rosenthal, Lily Sverner, Madalena Schwartz e Stefania Bril.

A exposição tem a curadoria de Ilana Feldman e Pryscila Gomes. “Modernas! São Paulo vista por elas traz a força, a capacidade de invenção dessas mulheres e revela sua capacidade de enxergar uma São Paulo fora dos clichês da locomotiva do progresso, enfocando suas crianças em situação de rua, seus trans, suas ruas caóticas cheias de gente, na dignidade de sua rotina de trabalho”, observa Beiguelman. “Fruto de uma parceria com o Instituto Moreira Salles, é uma mostra para ver e rever várias vezes.”

Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.