Com a premissa de um jornalismo imparcial, o Semafor é um projeto desenvolvido por ex-CEO da Bloomberg e ex-colunista do New York Times. A equipe conta com 30 jornalistas responsáveis pela “nova forma de fazer jornalismo”, que vai na contramão das tendências mundiais dos veículos jornalísticos de tomarem partidos: “Eles estão abandonando aos poucos a linha de neutralidade e imparcialidade que constitui o cânone d0 jornalismo ocidental”, como coloca Carlos Eduardo Lins da Silva.
Além do compromisso com “notícias transparentes”, o Semafor preza pelas perspectivas globais com seus correspondentes distribuídos pelo mundo. Na visão do colunista, o projeto peca no tópico por não ter uma abordagem muito aprofundada sobre o país. O projeto jornalístico também apresenta uma nova maneira de apresentar as notícias, voltada para um formato de texto para internet e dividida em blocos. As informações essenciais surgem primeiro, seguidas das análises e discussões dos repórteres e dos links relacionados à matéria.
Sustentado em grande parte por anúncios e a promoção de eventos, Lins da Silva comenta que há a possibilidade de uma assinatura para acessar o serviço. Para o colunista, o Semafor ainda conta com “muita ambição e pouca entrega”, mas a expectativa é de ser um projeto interessante, ao resgatar um tópico “de relevo dentro do jornalismo ocidental”.
Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
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