Colunista comenta projeto que autoriza cannabis para uso medicinal

João Paulo Lotufo “teme que jovens e a população leiga confundam o efeito medicinal da droga, por isso aprovar a PL como está favorece o uso não medicinal”

 08/06/2021 - Publicado há 4 meses
Por

Deve ser votado em Brasília, nesta semana, o Projeto de Lei 399/15, do pediatra e deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que autoriza o cultivo, no Brasil, da cannabis — planta também usada para produzir a maconha — para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais. O projeto está sendo discutido em uma comissão especial da Câmara dos Deputados.

O Conselho Federal de Medicina já deixou claro que o uso da cannabis tem funções específicas. João Paulo Lotufo “teme que jovens e a população leiga confundam o efeito medicinal da droga”. A autorização do plantio da maconha e a introdução do uso em alimentos pode levar principalmente o jovem a perder o medo da droga e, com isso, arcar com todos os seus efeitos no corpo e no cérebro. “O cérebro se desenvolve até os 25 anos, por isso, a lesão cerebral é irreversível”, diz Lotufo. Por isso, aprovar o PL como está favorece o uso não medicinal da droga.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o médico assistente do Hospital Universitário da USP João Paulo Lotufo, vai ao ar toda terça-feira às 09h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.