Projeto de alunos da FAU participa da Bienal da Imagem de Buenos Aires

Com o tema “Mirarnos a los ojos (volver a) os alunos participam com o projeto desenvolvido nas aulas on-line

O projeto que os alunos de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP desenvolveram no primeiro semestre, com Giselle Beiguelman, está na Bienal da Imagem em Movimento de Buenos Aires. A professora e colunista de Ouvir Imagens, da Rádio USP, conta sobre o evento, que reúne artistas do mundo inteiro (clique e ouça o player acima).

“A Bienal da Imagem em Movimento de Buenos Aires existe desde 2012 e nunca teve interrupções. Diante da pandemia, os curadores Gabriela Golder e Andrés Denegri decidiram que fariam a Bienal ainda que sem contar com o espaço expositivo tradicional, conforme vinham trabalhando ao longo destes anos. Nesta perspectiva, os curadores desenharam uma plataforma para o audiovisual. “O projeto está sendo realizado em ambiente on-line criando um coral não só de vozes, mas um coral de visualidades. “

Nesta edição, o tema é Mirarnos a los ojos (volver a), ou seja, é um convite para que nós nos olhemos nos olhos outra vez. “Para os curadores esta comunicação, que tem ocorrido via tela, não nos permite olhar nos olhos outra vez”, conta a professora.

Giselle Beiguelman concorda com o tema e está orgulhosa, porque o projeto dos alunos da FAU marca presença. “O trabalho tem o título de Janelas Desobedientes, que se tornou o nome de um coletivo, e uma das obras que criamos neste contexto é a que está na Bienal. Chama-se We are still alive ou Nós ainda estamos vivos. Esse vídeo reúne os resultados do nosso mapeamento sonoro como recorte específico na captação dos áudios em diferentes pontos da cidade. São os janelaços que ocorreram como forma de protesto e resistência aos absurdos do governo federal frente à covid-19.”

Mais informações acessem: http://bim.com.ar


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e  TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.