Diversidade em Ciência fala do rap como elemento de transformação

O convidado desta semana é o DJ KL Jay, dos Racionais MC”S, dos mais importantes grupos de rap do País

11/11/2019 - Publicado há 4 anos

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o dj Kleber Geraldo Lelis Simões, mais conhecido como KL Jay, que fala sobre a evolução do rap, a cultura do Hip Hop e as mudanças que os grupos têm implementado nos últimos tempos, trazendo questões da diversidade em suas letras e as denúncias do racismo, sexismo e homofobia. Destaca, ainda, a presença cada vez maior de mulheres rappers.

Atualmente, na USP e em outras instituições de pesquisa e ensino, o rap e o Hip Hop têm se tornado objetos de estudo em pesquisas acadêmicas, sinalizando a importância do gênero em seus aspectos sociais, políticos e culturais.

No fim dos anos 1980, KL Jay fundou, juntamente com Edi Rock, Mano Brown e Ice Blue, um dos mais importantes grupos de rap do País, os Racionais MC’s, no qual Kleber faz a criação das bases musicais, que são as batidas que acompanham o lírico, dando o ritmo certo para que os versos possam ser cantados. “Esse trabalho é em conjunto com outros membros do grupo”, como sempre faz questão de frisar.

KL Jay possui três discos solos e a criação das bases musicais de mais de nove trabalhos do Racionais MC’s. Ele ganhou vários Prêmio Hutúz, que é a principal premiação do hip hop brasileiro, nas categorias Personalidade do Ano (2000), Produtor musical (por duas vezes, em 2001 e 2002), DJ de Grupo (2002) e Melhores Produtores Musicais da década (2002).

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e edição de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: https://jornal.usp.br/radio/