Professor estimula escolares a reproduzir tecnologias do esporte

Segundo Santiago, tecnologias de esporte muitas vezes são simples e fáceis de serem reproduzidas, basta ter conhecimentos e substituir equipamentos caros

15/10/2021 - Publicado há 2 anos

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre tecnologias utilizadas em ciência do esporte, como as que medem o desempenho esportivo, que são muito valorizadas e caras, aparentando complexidades que na verdade não possuem.

Como exemplo, o professor apresenta o D Wall H-Sport, equipamento que consiste de uma parede com sensores de movimento, muito semelhantes ao Kinect do Xbox, que medem altura de salto, velocidade de corrida e calculam ângulos articulares. Outro exemplo que Santiago cita é o do aplicativo pago para celular My Jump 2, que calcula a distância e altura do salto.

Tais cálculos, segundo o professor, são bastante simples, “basta ter conhecimento”. E garante que alunos de ensino fundamental podem ser estimulados a reproduzir essas tecnologias, substituindo os equipamentos, como caso das capturas de imagens que podem ser feitas pelo Kinect. Isso porque os conhecimentos para os cálculos já são conhecidos desses estudantes. “Se pensarmos no cálculo de saltos, bastaria uma simples equação para resolvê-los”, diz.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no youtube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.