Primeiro debate presidencial dos EUA foi mais passional do que racional

Para Marília Fiorillo, a razoabilidade não foi utilizada, o que, de certa forma, pode não ter afetado a imagem de Trump, já que seus eleitores o admiram justamente por esse tipo de atitude

 02/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na ultima terça-feira (29), o mundo presenciou o primeiro debate presidencial dos EUA, em que o atual presidente americano, Donald Trump, confrontou o democrata Joe Biden. O que poderia ter sido um embate de ideias e projetos acabou sendo considerado um debate de baixo nível, com muitos ataques pessoais entre os candidatos.

Para Marília Fiorillo, esse tipo de situação não foi surpresa. “O que esperar de um candidato que apoia falanges da extrema-direita e que promete não sair do cargo caso perca?”, indaga a colunista. De acordo com ela, em termos comunicacionais, o debate foi patético, em seu sentido mais passional, envolvendo ressentimento, raiva e ódio. Sendo assim, no caso deste debate, a razoabilidade não foi utilizada, o que, de certa forma, pode não ter afetado a imagem de Trump, já que seus eleitores o admiram justamente por esse tipo de atitude, comenta.

A campanha nas redes sociais será parte determinante na decisão do futuro presidente americano, mas, se ficássemos apenas com o debate desta semana, Joe Biden sairia vencedor, partindo da mesma premissa passional utilizada por seu oponente.

Ouça a coluna Conflito e Diálogo na íntegra pelo player acima.


Conflito e Diálogo
A coluna Conflito e Diálogo, com a professora Marília Fiorillo, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.