Praticar esportes no frio aumenta risco de lesões?

Atividades físicas no inverno brasileiro não implicam necessariamente lesões; a polêmica, segundo Santiago, é alimentada por estudos feitos em temperaturas extremas, como no Canadá

 18/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 20/06/2022 as 10:54

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago esclarece que, apesar de muitos acreditarem que a prática esportiva no frio aumenta a chance de lesões musculares, articulares e esqueléticas, a afirmação não é uma regra e não é possível generalizar. “Não existe nada na literatura que aponte que dias meio frios (iguais aos do Brasil) possam levar a ter maior risco de lesões musculoesqueléticas”, afirma o professor.

A polêmica quanto ao assunto é alimentada por trabalhos feitos com temperaturas extremas, como os conduzidos no Canadá. “Aí tem uma generalização para o Brasil em dias que podem simplesmente serem considerados normais em muitos locais de frio extremo”, compara Santiago.

No inverno, com temperaturas mais baixas, é provável que o indivíduo sinta maiores desconfortos, o que não significa que ele está machucado; a rigidez muscular ocasionada pelo frio não pode ser confundida com lesões. O professor lembra que essas informações são válidas para temperaturas entre 5 e 15 graus. Em lugares mais frios, até existe o relato de hipotermia e outros problemas, mas que podem ser prevenidos, conforme relatos publicados pelas Sports Health e Environmental Research and Public Health e pelo Better Health Channel.

Para exemplificar, Santiago cita os esportes de inverno, em países mais frios, que não implicam maior ocorrência de lesões nas modalidades esportivas. Lembra que existem fatores na prática esportiva que, ao contrário, oferecem mais riscos e são mais perigosos “em temperaturas extremamente quentes do que em temperaturas mais frias”, afirma.

Quanto ao aquecimento, etapa que muitos entendem como mais importante em dias mais gelados, na verdade é essencial antes da prática do exercício físico em qualquer estação do ano. O professor encerra a coluna afirmando que não existe evidência de que em dias mais frios as chances de lesão musculares, articulares e esqueléticas são maiores do que em dias com temperaturas mais elevadas.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.