Prática clínica ainda enfrenta doenças seculares

Mais de 70 especialistas discutem em congresso desde os sucessos dos transplantes de células tronco até os desafios da tuberculose

 17/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 10/09/2018 as 12:33
Por
Logo da Rádio USP

De 23 a 25 de agosto, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza o Congresso de Clínica Médica. Em pleno século 21, o evento reúne cientistas e clínicos de renome internacional para trocar experiências em terapias de alta tecnologia, como o transplante de células tronco para esclerose sistêmica, mas também para enfrentar os desafios de doenças seculares, como Chagas, hanseníase e tuberculose.

A sétima edição do congresso organizado pelo Departamento de Clínica Médica da FMRP conta com a presença de mais de 70 especialistas com a tarefa de desenvolver amplo programa científico que se propõe a atualizar práticas clínicas para os problemas apresentados por pacientes nos consultórios, rede pública de saúde, serviços de pronto atendimento, urgência e emergência.

Para a presidente do Congresso e professora da FMRP Luisa Karla de Paula Arruda, é importante que os profissionais da saúde levem suas experiências. “O congresso pretende proporcionar um ambiente de discussão clínica e científica das diferentes especialidades, sempre de forma prática e objetiva”.

Além da presença de clínicos e cientistas de reconhecimento nacional e internacional, existe a oportunidade de “contato com jovens pesquisadores, de conhecer seus trabalhos que serão apresentados durante o evento”, lembra a professora Karla.

A programação está disponível pelo site do evento, onde os interessados podem também se inscrever. As taxas de participação sofrem alterações conforme a proximidade do evento e variam entre as categorias profissionais e estudantes. O Congresso de Clínica Médica será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, na Rua Bernardino de Campos, 999, Centro.  

Para saber mais sobre o programa científico clique aqui

Mais informações: site do evento


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.