População paulista tem diminuído presença em eventos culturais

Pesquisa da Fundação Seade compara a frequência dos paulistas em eventos culturais antes e depois da pandemia de covid-19

 05/06/2024 - Publicado há 4 meses
Por

O número de pessoas que não frequentaram nenhuma atividade cultural aumentou – Foto: ArtPhoto_studio/Freepik

 

Logo da Rádio USP

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Estado de São Paulo abriga 44.420.459 habitantes. Cada um deles tem o direito à moradia, à saúde, à alimentação e às atividades culturais. A Fundação Seade realizou um estudo que tem como base quatro anos: dois antes da pandemia e dois após. O objetivo era mostrar quantos e o que os paulistas frequentam de serviços na área de cultura.

Cinemas, museus, shows e até bibliotecas

O papel de levantamentos como esse é o de aprimorar as políticas culturais ao delinear um panorama detalhado em uma área que frequentemente carece de indicadores mais precisos. As atividades culturais abrangem museus, shows, filmes, livros, espetáculos, enfim, muitas possibilidades de entretenimento. Porém, os dados mostraram uma redução da parcela da população que frequenta esses locais.

Em 2023, 64% das pessoas de 18 a 29 anos foram ao cinema no Estado, enquanto entre aquelas com 60 anos ou mais essa proporção foi de 22%. Somente 18% dos residentes dos municípios de menor porte — até 20 mil habitantes — frequentaram algum cinema, em contraste com os 42% entre os moradores de municípios de maior porte — aqueles com mais de 500 mil habitantes. 

Em queda

Também é importante ressaltar outra informação: após a pandemia, o número de pessoas que não frequentaram nenhuma atividade cultural aumentou. Além disso, em 2023, todas as atividades culturais apresentaram uma queda da participação dos paulistas, em comparação a 2018.

Por exemplo, em 2018, 50% da população frequentou sessões de cinema, enquanto, em 2023, essa proporção diminuiu para 36%. E ainda: um em cada quatro respondentes afirmou não ter frequentado nenhuma atividade cultural em 2023. 

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.