População brasileira valoriza seus recursos naturais e mostra maior consciência ambiental

Pesquisa revela preocupação dos brasileiros em relação às questões do meio ambiente

 10/06/2021 - Publicado há 4 meses
Por

Apesar de o Brasil ser um dos países mais irresponsáveis do mundo nas questões ambientais, uma recente pesquisa revela que a população valoriza os recursos naturais. “Isso mostra o crescimento de uma consciência ambiental”, diz o professor José Eli da Veiga. A pesquisa, que foi destaque no jornal Valor Econômico na última segunda-feira (7), foi realizada pelo Instituto Travessia, uma organização social que tem sua sede em Recife, Pernambuco. De acordo com o colunista, a publicação se deve ao fato de estarmos terminando a semana do meio ambiente. “Quando se perguntou que nota de 0 a 10 poderia ser atribuída à questão do meio ambiente, a média ficou em 9,3, que é altíssima”, destaca Eli da Veiga.

A pesquisa também traz dados em relação ao que pensam os brasileiros sobre quais setores o governo deveria priorizar. “Como não deveria deixar de ser, a questão que merece maior prioridade é a saúde, que ficou com a nota 9,7”, diz o colunista. Em seguida, ficou a geração de empregos, com 9,5; corrupção 9,2; educação 9,1. “Só depois é que aparece a questão do meio ambiente, que, neste caso, ficou com 8,9”, conta Eli da Veiga, enfatizando que, entre os problemas que causam maior preocupação, está a escassez de água, que foi citada por 42% dos entrevistados. “Mas, enfim, aos poucos, parece que chegaremos lá. As pesquisas vêm mostrando um claro progresso da consciência ambiental no Brasil.”


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda quinta-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.