Políticas de Trump são sistematicamente contrárias ao multilateralismo

O professor Alberto de Amaral Jr. explica que a política americana não tem cumprido as regras globais, fazendo com que os EUA atuem de forma bilateral

No comentário  desta semana, o professor de Direito Internacional, Alberto de Amaral Júnior, comenta a posição do presidente americano Donald Trump que, desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos, tem agido contra o multilateralismo. O professor explica que Trump age de forma bilateral, ou seja, não obedeceu regras com a Organização Mundial do Comércio (OMC) em diferentes ocasiões, como nas relações com a China, entre outras questões globais.

Amaral Júnior conta que o mundo do multilateralismo  nasceu  no pós-guerra e se fortalece, contraditoriamente, num período de grande expansão neoliberal, porém está sendo desmontado. De acordo com o professor, nesse cenário não há como esperar mudanças.

Acompanhe o comentário completo no link acima.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar toda terça-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.