Policiais não são preparados para agir com civilidade

A opinião é do colunista Renato Janine Ribeiro a respeito de casos de violência policial ocorridos recentemente

Na coluna desta semana, o professor Renato Janine Ribeiro comenta sobre casos de violência policial que tiveram destaque nas últimas semanas.

Em um deles, ocorrido em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, um policial derrubou e agrediu uma grávida. Para Janine, isso acontece porque os policiais não recebem preparação adequada. “Isso indica uma falha no treinamento da polícia”, que não foi preparada para “lidar civilizadamente com as pessoas”, avalia. Para o professor, trata-se de ações agressivas, violentas, desrespeitosas e desumanas, que preocupam e que devem receber punição exemplar.

Janine explica que, quando a sociedade autoriza militares ou policiais a usarem armas, isso acontece para que elas sejam usadas em defesa dessa mesma sociedade, mas não para abusos semelhantes ao registrado em Rio Preto. “É para eles serem muito mais contidos dos que as pessoas que não têm essa força”, considera.

Acompanhe o comentário completo no link acima.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.